Precisamos trocar a reclamação por busca de solução e para ajudar nisso, separei sete perguntas que você pode fazer para alguém que reclamar sobre algo.
Lembre-se que muitas vezes, essa pessoa pode ser até você mesmo. Então, antes de reclamar, você também pode experimentar responder:
O objetivo é encontrar soluções para o problema e promover um pensamento mais proativo:
- “Qual é o resultado desejado?” – Comece perguntando à pessoa qual é o resultado ideal que ela gostaria de alcançar em relação a essa situação. Isso ajuda a estabelecer um objetivo claro desde o início.
- “O que você já tentou até agora?” – Incentive a pessoa a revisar as ações que já tomou para lidar com o problema. Isso pode fornecer informações sobre o que funcionou e o que não funcionou.
- “Quais são as opções disponíveis?” – Ajude a pessoa a gerar uma lista de possíveis soluções ou abordagens para a situação. Isso amplia a perspectiva e estimula a criatividade.
- “Quais são as vantagens e desvantagens de cada opção?” – Para cada opção identificada, peça à pessoa para considerar as consequências de cada escolha. Isso ajudará a tomar decisões informadas.
- “Quais recursos você pode mobilizar?” – Pergunte sobre os recursos, como habilidades, conhecimentos, contatos ou ferramentas, que a pessoa pode usar para implementar as soluções escolhidas.
- “Qual é o próximo passo?” – Incentive a pessoa a identificar a primeira ação concreta que tomará para começar a resolver o problema. Isso ajuda a traduzir ideias em ações.
- “Como posso apoiá-lo(a)?” – Ofereça seu apoio e recursos, se apropriado, e deixe claro que está disposto a ajudar no processo de resolução do problema.
Ao fazer essas perguntas, você estará capacitando a pessoa a pensar de forma mais construtiva e autônoma, promovendo a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades de autogestão.
Se você é líder, lembre-se de que seu papel é fornecer orientação e suporte, mas também incentivar a responsabilidade pessoal na busca de soluções.
Você também pode utilizar a ferramenta SWOT para uma análise mais profunda e a partir dela, criar duas propostas de solução. Uma que precisa de recursos financeiros e outra que é possível implementar imediatamente.
Lembre-se que a primeira pessoa que deve se beneficiar deste conhecimento é você. Então, a partir de agora, experimente trocar a reclamação por essa estratégia buscando efetivamente resolver o problema.
As vezes você não poderá resolver o que está acontecendo por não estar no seu controle. Neste caso, você precisa criar uma forma de se adaptar e aceitar o que está acontecendo.
E sempre que você pensar em levar uma reclamação para seu líder, experimente fazer esta análise e já levar as duas propostas de solução que citei.
Então, qual a reclamação que você tem agora e que você pode usar para por em prática o que leu ?
Se o seu problema for muito complexo e você quiser minha ajuda no seu planejamento estratégico, conte comigo.
Já atendi mais de 200 pessoas, aprendi muito com cada um e será uma honra para mim fazer parte de sua história também.