1) Falta de confiança

O medo de cometer erros inibe a ação. Aquele mais ousado que toma a frente e faz, ao errar não assume o erro, omite e não busca ajuda do grupo.

Então, o grupo perde oportunidade de aprender com os erros que é uma lição fundamental para crescer.Evite que o time perca sua maior força – a união.

Para ajudar nisso:

  1. Troque a palavra erro por resultado
  2. Trabalhe a empatia
  3. Estimule a ajuda mútua
  4. Não foque em encontrar culpados
  5. Busque a solução
  6. Elogie a iniciativa
  7. Mostre o que poderia ter sido feito diferente
  8. Peça sugestões
  9. Lembre-se que bronca é ferramenta de despreparado
  10. A explicação deve ser dada em particular e com a mente calma para ouvir e falar respeitando o nervosismo do momento. A mente calma produz mais e tem mais capacidade de criar um novo caminho.

Para acalmar sua mente veja dicas no artigo https://www.oficinadodestino.com/sete-habitos-dos-monges-que-voce-deve-adotar-para-ser-mais-produtivo/

2) Medo de conflito

Cada pessoa tem um perfil comportamental diferente construído por sua história, crenças, hereditariedade, meio em que foi criado, amigos que ouve, mentores que admira e muito mais. Por isso, ouvir respeitando todos esses fatores para trocar o julgamento pela curiosidade deve ser um comportamento estimulado.

Então, experimente:

  1. Aprender a usar a comunicação não violenta
  2. Usar o coaching e a análise comportamental para saber como administrar as diferentes formas de pensar utilizando isso para o bem do time

O conflito é uma diferença de opinião saudável que pode agregar se as divergências forem respeitadas. Times vencedores discutem opiniões e depois comemoram juntos.

3) Falta de comprometimento

A relação precisa ser um ganha-ganha porque cada um precisa ter dentro de si um motivo claro para fazer o que tem que ser feito.

Procure ajudar cada colaborador a identificar um propósito ligado a seu projeto de vida  e mostrar que o que faz pode ser um degrau para alcançar um objetivo pessoal e não só da empresa ou da equipe.

Saber o que o membro do time deseja para a vida dele e mostrar que através de seu trabalho ele vai conquistar o que quer, tornará a pessoa mais comprometida.

Saiba que o medo de perder o trabalho não motiva tanto quanto o sentimento de fazer parte de algo maior e de estar empreendendo o próprio projeto de vida.

4) Buscar culpados para os erros

A energia gasta para culpar outra pessoa poderia ser usada para encontrar a solução. Por isso, identificar qual a necessidade ou medo está por traz de tal comportamento é fundamental para evitar que se repita.

O erro deve ser visto como um resultado do time assim como o sucesso.

O time deve ser visto como um corpo, onde cada membro deve fazer o que sabe fazer de melhor. Lembre-se que o coração não pode atuar como cérebro.

O time tem que olhar o resultado como o fim de um processo feito por todos para que juntos encontrem a melhor solução.

Concerte os erros sem apontar dedos para as pessoas focando nas ações feitas e o motivo pelas quais precisaram acontecer.

5) Despreocupação com resultados

Quando o time se vê como um corpo e sabe que o resultado positivo será bom para todos, o desejo de alta performance é coletivo.

Quando não existe interesse na evolução de um projeto pode estar faltando métrica correta para que todos entendam as perdas e ganhos de cada um com a situação.

Experimente mostrar de forma clara o resultado desejado e o progresso que está ocorrendo conscientizando sobre os ganhos individuais e coletivos periodicamente e pedir feedback sobre o que foi entendido.

6) Um líder que não lidera a si mesmo

Liderar vale a pena quando já sabemos liderar a nossa mente e desejamos realmente desenvolver as pessoas que estão na nossa equipe.

Alguns chegam a posição de líder pelo tempo de empresa ou por ser um excelente técnico e outros almejam a liderança simplesmente para ganhar mais dinheiro. Acontece que ao chegar lá, percebem o quanto é desafiador lidar com os diferentes perfis e motivar as pessoas.

Mesmo os que nascem líderes podem buscar a maestria. E o que deseja realmente ser um líder que atinge resultados pode buscar o autoconhecimento, vencer seus medos, liderar o seu ego e seus pensamentos sabotadores aumentando sua autoestima.

Quando isso acontece, ele aprende  dominar o seu lado sombra e passa a enxergar com empatia. Então, ele realmente torna seu time uma equipe de alta performance.

Liderar pelo exemplo e pela inspiração desenvolvendo as pessoas é raro e por isso cada vez mais valorizado.

A análise de perfil comportamental que faço pode ajuda-lo muito a se conhecer e também aprender sobre as pessoas que você lidera. Veja mais no artigo sobre isso em Porque a análise do seu perfil comportamental pode aumentar o seu poder pessoal

Eu estou nessa jornada, aprendendo com mentores e ajudando os que chegam até mim buscando a liderança de si mesmo para liderar outros.

Comece acreditando que é possível e se fizer sentido para você, conte comigo. Quanto mais você conhecer a si mesmo, mais vai se apaixonar pelo ser humano e o poder que existe dentro de nós.

Esse poder é potencializado principalmente quando nos unimos.

Para saber mais adquira  o livro SEJA UM LÍDER DE HERÓIS: COMO TRANSFORMAR SUA EQUIPE EM UM ESQUADRÃO IMBATÍVEL EM TUDO O QUE FAZ

 

 

Sandra Carnevali

Sou Leader Coach, Life Coach, Analista Comportamental, Self Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Master Mind formada pela Escola de Executivos de Negócios Instituto de Albuquerque Napoleon Hill em Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz, mais de 20 anos de experiência atuando nos maiores bancos na área de projetos de ti. Ajudo você a descobrir o que quer, potencializar suas capacidades natas, desenvolver habilidades necessárias para alcançar uma vida plena em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Mais informações 11 94889-6938.